Noticia Anterior

Noticia Anterior

 

 

Polícia invade apartamento de suposto atirador francês; suspeito está morto

Membros das forças especiais da polícia francesa se preparam para possível invasão na casa de Mohamed Merah, 23, suspeito dos assassinatos na escola judaica em Toulouse, na França

 

 


  • Membros das forças especiais da polícia francesa se preparam para possível invasão na casa de Mohamed Merah, 23, suspeito dos assassinatos na escola judaica em Toulouse, na França

A polícia francesa confirmou a morte de Mohammed Merah, o suspeito de ter matado quatro pessoas no massacre em uma escola judaica na França na última segunda (19). Policiais da RAID, a unidade de elite da polícia francesa, invadiram na manhã desta quinta-feira (22) o apartamento onde Merah morava.

O ministro do Interior francês, Claude Gueant, deu informações à imprensa logo após a ação da polícia. De acordo com ele, Merah se escondeu no banheiro do apartamento e abriu fogo contra os policiais que tentavam entrar no cômodo para saber se o suspeito ainda estava vivo. Merah teria então pulado pela janela, ainda atirando, e foi encontrado morto no chão, do lado de fora.

Segundo informações preliminares, três policiais se feriram na ação, um deles gravemente.

Assista à ação da polícia francesa em frente à casa do suspeito

  •  

Em nota oficial, o presidente francês Nicolas Sarkozy cumprimentou os policiais envolvidos na operação.

O suposto atirador é francês de origem argelina. Segundo Claude Guéant, o suspeito teria dito que aceitou “uma missão geral para cometer um atentado”. Ele teria se recusado a realizar um ataque suicida antes de aceitar a missão da Al Qaeda, de acordo com as declarações do ministro a uma rede de TV francesa.

Cerco

Por várias vezes durante o cerco, que durou 32 horas, Merah prometeu se entregar, mas não o fez. "Ele disse que não queria se entregar e que mataria os policiais se fosse atacado", disse Gueant à imprensa. Diante disso, a polícia tomou a decisão de invadir a casa às 10h30, na hora local. Por volta das 11h30, ouviu-se do lado de fora do prédio uma intensa troca de tiros. "Quando tentamos entrar no banheiro com uma câmera, para identificar se o suspeito estava vivo, Merah saiu atirando", completou Gueant. Segundo ele, um oficial da polícia comentou que nunca havia visto um suspeito reagir com tamanha violência.

Durante a noite de quarta-feira (21), também foram ouvidas explosões por quem estava próximo ao prédio. Pouco mais de duas horas depois da primeira sequência, novas explosões e tiros foram ouvidos no local.

Tiroteio em frente a escola na França

 
 
Foto 44 de 58 - 21.mar.2012 - Rua onde fica o prédio de cinco andares, no qual permanece o suposto assassino de Toulouse, no sul da França, é tomada pela polícia. O edifício também foi esvaziado depois de os moradores serem obrigados a permanecer no mesmo durante a noite, por razões de segurança Mais Remy Gabalda/AFP

Ataques em Toulouse e Montauban

Merah é suspeito de ter matado um professor, seus dois filhos e um adolescente na manhã de segunda-feira (19). Várias outras pessoas também ficaram feridas após disparos em frente a uma escola judaica em bairro residencial da cidade de Toulouse, no sudoeste da França.

No dia 11 de março, o suspeito teria matado um soldado de origem magrebina em Toulouse. No dia 15, atirou em três soldados do regimento de paraquedistas na cidade vizinha de Montauban --dois de origem magrebina e o terceiro de origem caribenha-- matando dois e ferindo um gravemente.

Informações foram obtidas através de vídeos de vigilância, testemunhos de sobreviventes e de contatos entre o assassino e sua primeira vítima, de 11 de março, então os investigadores foram capazes de reconstituir parte do percurso do assassino desde o dia 6 de março, quando Merah roubou a scooter que foi utilizada até o último ataque, na segunda-feira.

Cerca de 200 agentes especializados foram deslocados para a região para buscar o suspeito. Num período de 14 dias, Merah agiu a cada quatro dias, sempre utilizando uma scooter e duas armas calibre 9 mm e 11.43, além de um capacete para evitar ser reconhecido.

E, a cada assassinato, o criminoso disparava na cabeça das vítimas, "à queima roupa", destacou o promotor de Paris Francois Molins, responsável por esta investigação de terrorismo classificado. Moulins o descreveu como um indivíduo "extremamente determinado, com muito sangue frio e com alvos extremamente definidos". 

Novo ataque

O presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou a representantes da comunidade judaica que o suspeito pretendia executar um novo ataque.

Fontes policiais informaram que haviam encontrado explosivos no carro de um dos irmãos de Merah, segundo a investigação, também comprometido com a ideologia salafista. (Com agências internacionais)

 

Exército entra no prédio da Assembleia da Bahia com comida para crianças

 

 

Porta-vozes do Exército afirmam que foi autorizada, na manhã desta terça-feira (7), a entrada de mantimentos e materiais de higiene no prédio da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. No local estão amotinados policiais militares, em greve há uma semana.

Bahia vive onda de saques e assassinatos com greve de policiais

 
 
Foto 54 de 59 - 6.fev.2012 - Manifestante passa mal durante greve dos policiais militares na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, na manhã de hoje (6) Mais Lunae Parracho/Reuters

De acordo com o chefe do setor de comunicações do Exército, o tenente-coronel Márcio Cunha, o material irá para quatro crianças dentro do prédio. Segundo o oficial, desde as 21h de ontem (6) até esta manhã, deixaram o prédio nove adultos – sete deles manifestantes – e sete crianças.

“[A entrada de comida e material de higiene] foi autorizada pela Secretaria de Segurança Pública em função da evolução nas negociações, e para quatro crianças, o que não significa que haja apenas quatro delas lá. Elas estavam com fome e as tropas do Exército entregaram, até a zona de limite, aos manifestantes”, disse Cunha. Ainda conforme o tenente-coronel, há uma equipe da SSP no interior da Assembleia, tentando uma negociação com os PMs.

Nesta manhã, em entrevista à TV Globo, o governador do Estado, Jacques Wagner (PT), reafirmou que não dará o reajuste pedido pelos grevistas e nem concederá anistia aos manifestantes que promoveram atos de vandalismo. Na avaliação do petista, contudo, a expectativa para que as negociações avancem substancialmente hoje são grandes.

Sem invasão

Ontem, o tenente-coronel Cunha disse que está descartada a possibilidade de invasão da Assembleia por parte dos mais de mil militares que cercam a área desde a manhã de segunda-feira (6).

De acordo com Cunha, a ocupação do Exército no local tem fins pacíficos. "O general Gonçalves Dias determinou que fizéssemos essa área de isolamento para que as negociações pelo fim da manifestação ocorram de forma pacífica", afirmou. "Eventuais violências contra nossa tropa, porém, serão respondidas com a intensidade necessária."

 

Avião para Buenos Aires volta a aeroporto após bater em ave em SP

 

Um avião da Aerolíneas Argentinas que ia de São Paulo a Buenos Aires se chocou contra uma ave e precisou voltar ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

De acordo com a empresa, a aeronave decolou às 14h20 desta quinta-feira, quando uma ave bateu no motor. O avião continuou o ascenso, mas o piloto percebeu uma vibração no motor e resolveu retornar ao aeroporto.

O pouso foi normal, diz a empresa. Uma equipe de manutenção da companhia analisou o avião e decidiu mantê-lo em solo.

Os passageiros do voo 1275 foram transferidos para um voo da companhia Qatar Airways para Buenos Aires.

 

 

 

 

==========================================================================================

Ataques contra bancos não afetam segurança do internet banking

Por Renato Rodrigues, do IDG Now!

Publicada em 31 de janeiro de 2012 às 19h46

Apesar de irritar usuários ao deixar serviços indisponíveis por algumas horas, ataques de ativistas não representam risco de vazamento de dados.

Nos últimos dois dias, uma série de ataques tem retirado do ar os sites de alguns dos maiores bancos brasileiros. Na segunda (30), a página do banco Itau ficou indisponível por alguns minutos. Nesta terça (31) foi a vez do Bradesco. Em ambos os casos, as instituições negaram os ataques, e atribuíram a indisponibilidade à "intermitências".

Apesar de toda a publicidade obtida, os protestos online contra os bancos, empresas e páginas de governos produzem mais barulho do que dano. O que os grupos de "ciberativistas" fazem é tornar o acesso indisponível por meio de um ataque chamado de Negação de Serviço Distribuída, ou DDoS, na sigla em inglês.

Leia também: Seis dicas para usar o home banking com segurança

"No entanto, não é um ataque de invasão", explica José Antunes, gerente de Engenharia de Sistemas da McAfee. "Os dados dos usuários não foram acessados", aponta. Ele explica que as ações têm como motivo apenas "mostrar força".

Antunes explica que os bancos possuem ferramentas sofisticadas para monitoramento desses ataques. Inclusive, elas são capazes de desviar o tráfego em momentos de pico. No entanto, por questões de desempenho dos serviços, ficam em modo de vigilância. Até serem acionadas, o site fica fora do ar por alguns minutos. "Se o banco coloca várias camadas de segurança sobrepostas, pode afetar a disponibilidade do site – algo essencial para os clientes", aponta.

Em termos de segurança, no entanto, nada muda. O elo mais fraco sempre foi – e continua sendo – o usuário. "O esforço para invadir o servidor de um banco seria colossal", explica. Por isso, é mais fácil atacar o internauta. A comparação seria entre atacar a caixa forte ou o correntista que acabou de sacar o dinheiro e está na rua.

Portanto, é errado dizer que "o banco foi invadido". Na verdade, quem foi atacada é a conta do internauta, que permitiu a entrada de um vírus em seu computador do trabalho ou de casa. Usando os dados roubados, o cracker se faz passar por ele e acessa a conta normalmente, tal como acontece na clonagem de cartão de crédito.

Ataques DDoS
O ataque DDoS, usado contra os bancos esta semana, consiste no envio de milhares de requisições, em um curto espaço de tempo, contra um mesmo endereço – seja um banco, site de governo ou de empresa. Tal como em um pedágio em véspera de feriado, o congestionamento leva o sistema a beira do colapso. Mesmo companhias habituadas a receber milhões de requisições por hora, como a Amazon, podem apresentar instabilidade devido ao excesso de demanda – embora seja quase impossível derrubá-las.

No entanto, tal como num congestionamento, uma hora o volume diminui e tudo volta ao normal. Além disso, grandes empresas possuem ferramentas que detectam de onde estão partindo os ataques e os bloqueiam ou desviam.

Os recentes ataques usam várias ferramentas. A mais famosa é o LOIC, um acrônimo nerd que significa Canhão de Íons de Baixa Órbita – o que não quer dizer nada. Esse programinha dispara milhares de requisições por minuto contra um determinado endereço, e pode ser configurado pelo atacante ou remotamente.

No entanto, muitos internautas sequer sabem que estão participando. É o caso de quem o computador contaminado por um Cavalo de Tróia (Trojan). Esse programinha roda de modo invisível no sistema, e pode ser usado para disparar requisições contra um site, sem que o usuário note nada de diferente.

Sistemas infectados com esses Trojans podem fazer parte de uma rede de micros-zumbis (botnet). Essas redes agregam milhões de computadores, controlados remotamente, e podem servir para atacar empresas, disparar "toneladas" de spam ou mensagens com vírus.

Como se defender?
Para o usuário comum de internet banking, as dicas são a de sempre: mantenha o sistema sempre atualizado. Isso vale para todos os componentes: Windows, plugins (Java, Flash, Adobe Reader), browser (geralmente esquecido) e, claro, antivírus.

"Essa coisa de não atualizar o browser por estar acostumado com a versão antiga é um risco de segurança", aponta o expert.

Além disso, lembrar da velha regra: bancos e Receita Federal não mandam e-mails. Portanto, qualquer mensagem que peça novo cadastro ou atualização de segurança é golpe.

No caso específico dos bancos, outra dica é trocar o .com pelo .b no endereço. Exemplo: banco.b.br (no lugar de banco.com.br). Esses domínios só podem ser usados por bancos, e garantem que a página não é clonada.

Os principais bancos já utilizam esse domínio, embora alguns ainda redirecionem o b.br para o com.br.

Segundo Antunes, no futuro o ideal seria a extinção dos endereços banco.com.br. "O domínio .b.br permite um controle muito maior do tráfego", explica.

 

 

 

==========================================================================================================

 

Novo Ministro da Ciência e Tecnologia é formado em Física
18 de janeiro de 2012 18h43 atualizado às 19h41

Marco Antonio Raupp assume o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia no lugar de Aloizio Mercadante. Foto: Bruno Kelly/Futura Press

Marco Antonio Raupp assume o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia no lugar de Aloizio Mercadante
Foto: Bruno Kelly/Futura Press

  •  
  •  
 

Marco Antonio Raupp, que assume o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia no lugar de Aloizio Mercadante, que será o titular da pasta da Educação, no lugar de Fernando Haddad, é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). A mudança foi confirmada nesta quarta-feira pelo Planalto.

Ele nasceu na cidade de Cachoeira do Sul, a 196 km de Porto Alegre, em 1938, e ocupava a presidência da Agência Espacial Brasileira, desde março de 2011.

Na sua carreira foi pesquisador e professor, mas também ocupou os cargos de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), diretor-geral do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj) e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica.

Raupp também presidiu a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e foi conselheiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Ele recebeu os títulos de comendador pela Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, e da grão-cruz pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O novo ministro da Ciência e Tecnologia é membro o titular da Academia Internacional de Astronáutica e do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia. Nos últimos anos, Raupp trabalhou como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

 

===========================================================================================================

Varejo dos EUA segue em desaceleração em 2012 e faz campanha por retomada

Publicidade

CAMILA FUSCO
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

 O varejo americano vai desacelerar em 2012, ano em que deverá crescer 3,4% e chegar a US$ 2,53 trilhões.

O valor, apresentado nesta segunda-feira pela National Retail Federation (NRF), órgão que monitora o varejo local, é inferior aos já modestos 4,7% de crescimento registrados no ano passado.

Na alta temporada de vendas, concentrada nos meses de novembro e dezembro, foram US$ 472 bilhões movimentados, o que reflete crescimento de 4,1%.

Durante o evento anual em Nova York, Matthew Shay, presidente da NRF, pediu união dos varejistas em torno de uma campanha batizada de "Varejo Significa Emprego" (Varejo means Jobs) que terá o objetivo de mostrar a congressistas, governantes e também candidatos à presidência a relevância do setor para a economia.

"Precisamos cobrar de Washington mais acordos comerciais que favoreçam nosso setor para expandir para novos mercados, reformar leis de entrada no país para estimular que mais pessoas visitem os Estados Unidos e gastem aqui e ainda diminuir impostos cobrados das empresas", disse.

Segundo a NRF, o varejo hoje emprega um em cada quatro americanos, o que gera um total de 42 milhões de pessoas. Hoje o setor representado por 3,8 milhões de estabelecimentos responde por quase um quinto do PIB (Produto Interno Bruto) americano.

Shay também orientou os varejistas a continuarem investimento em tecnologias capazes de modernizar seus canais de venda. Segundo ele, 70% dos consumidores americanos já adotam estratégia multicanal para compras, que envolve celular, website e lojas físicas.

O evento anual da NRF em Nova York acontece até a próxima quarta (18) e reunirá cerca de 24 mil pessoas. A delegação brasileira é uma das maiores do evento.

 

 

=================================================================================================

Nos sentimos despreparados", diz bombeiro de Nova Friburgo (RJ) com casa interditada há um anoComentários 13Janaina Garcia
Do UOL, em Nova Friburgo (RJ)


Exatos 12 meses após a tragédia em quase 500 pessoas morreram, em 12 de janeiro de 2011, o município de Nova Friburgo (RJ), na região serrana fluminense, ainda coleciona esqueletos de construções destruídas, obras inacabadas e relatos de gente que perdeu amigos, parentes, vizinhos e bens materiais.

LEIA MAIS
Um ano após tragédia, moradores da região serrana do Rio reclamam de medo, abandono e desperdício de dinheiro público
Área rural de Itaipava, em Petrópolis (RJ), passa de grande vizinhança a "semideserto"
Dinheiro serviu apenas para ações emergenciais após tragédia de 2011, admite prefeito de Petrópolis (RJ)
Obras de prevenção na região serrana do Rio não foram concluídas, diz Crea
Um dos exemplos de quem sofreu com essas perdas é justamente quem atuou de perto no resgaste das vítimas: desde a data fatídica, o bombeiro Alfredo Marques Werly, 43, está com a casa interditada, não conseguiu o aluguel social de R$ 500 mensais e é taxativo em admitir que se sente “impotente” se uma eventual situação de risco se repetir.

Com formação técnica em segurança, o sargento conversou com a reportagem do UOL na sede do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, onde placas homenageiam os três oficiais que morreram em serviço quando buscavam por soterrados no centro da cidade, há um ano. Um desses bombeiros mortos era primo do sargento.

“Lembro que ouvi um estrondo, de madrugada, e só deu tempo de tirar minha mãe, meu irmão e de nos protegermos em um posto de combustível próximo. Tirei dois vizinhos ainda vivos, por meio de uma trilha e no escuro, e ainda vi um dos meus carros ‘voando’”, conta, ao lado do veículo que sobrou. Uma das laterais do veículo está toda amassada e tem vidros quebrados. “Ainda não sobrou dinheiro para arrumar”, afirma.

Ver em tamanho maiorTragédia na região serrana do Rio - um ano depois

Foto 128 de 129 - Um dos exemplos de quem sofreu perdas de parente e de bens materiais em Nova Friburgo é justamente quem atuou de perto no resgaste das vítimas: o bombeiro Alfredo Marques Werly, 43, que há um ano está com a casa interditada e ainda não conseguiu o aluguel social de R$ 500 mensais. Ele é taxativo em admitir que se sente "impotente" se eventual situação de risco se repetir na cidade --a mais afetada pela tragédia que deixou quase mil mortos em 12 de janeiro de 2011 Mais Daniel Ramalho/UOL
O carro levado pela avalanche foi visto um dia depois em uma situação inusitada: “Dois rapazes olhavam meu automóvel e preparavam, entre eles, a divisão das partes: um ficaria com as rodas, outro com o break light, o som... até que um deles me viu e disse: ‘Calma, que o dono do carro morreu’. 'Epa, estou vivo!', deu tempo de falar".

O saque foi evitado. A perda total do carro, não. A partir dali, ele conta que seriam três longos dias trabalhando nas buscas por corpos e desaparecidos ininterruptamente. “Não tinha como dormir”.

Sensação "é de impotência", diz sobrevivente
Quando as imagens da tragédia começaram a correr o Brasil e o mundo, autoridades públicas federais e estaduais do Rio não pouparam esforços em anunciar reforços para as equipes de buscas na região serrana. A medida, pelo que se entende da conversa com o bombeiro sobrevivente, valeu mais como paliativo.

“Eu e meus colegas nos sentimos totalmente impotentes diante da grandiosidade do que havia ocorrido; estávamos mesmo despreparados para uma situação como aquela. E é fato: falta essa educação de treinamento ainda hoje”, diz. “Quanto mais se treina, mais preparado se fica, ainda que não psicologicamente diante de uma tragédia como aquela. Infelizmente, o poder público não tirou lições disso”, define.

LEIA MAIS
Dos 251 municípios em
áreas de risco apenas 23 receberam recursos  
Só 2 municípios prioritários em áreas de risco recebem recursos de prevenção
Integração dá 90% da verba de prevenção para PE, Estado do ministro
Em 2012, de novo, verba de prevenção a desastres privilegia Pernambuco  
Ministro nega favorecimento a PE e diz que verba para chuva foi seleção técnica
Governo deixa de gastar
R$ 529 mi contra cheia  
Veja a previsão do tempo
"Vi meus amigos escavando atrás do meu corpo"
Com 17 anos de corporação, o sargento só não se sente um desabrigado porque vive atualmente na casa da mãe. E apesar das dificuldades de infraestrutura e as pessoais, celebra não ter entrado para as estatísticas mais mórbidas.

“Meu primo bombeiro que morreu se chamava Marco Antonio Werly, aí começaram a espalhar que o ‘oficial Werly’ tinha morrido. Resultado: meus parentes e alguns amigos acharam que havia sido eu e ficaram loucos --tanto que depois de uma das saídas de salvamento cheguei perto da minha casa e vi gente escavando tentando me localizar. Eu nunca mais vou esquecer essa cena”.

Em toda a região serrana do Rio, segundo dados da Defesa Civil do Estado, foram quase mil mortos --a maior parte, quase 500, em Nova Friburgo.

O UOL percorreu os três municípios mais afetados --depois de Friburgo, pela ordem de mortes e destruição, Teresópolis e Petrópolis-- para a série especial de reportagens que, desde ontem, mostra como cada localidade lida com as marcas deixadas pela tragédia de 2011 e que medidas vêm sendo adotadas para evitar novos casos.

Nas três cidades, seja na zona urbana quanto em localidades da zona rural, a queixa dos moradores é comum em relação à morosidade e à eficácia das obras que estão em curso e sobre as que ainda nem começaram. Esqueletos de casas destruídas e interditadas, bem como vias públicas tomadas por pedras gigantes que rolaram de encostas, são o complemento negativo que ainda incomoda os sobrevientes um ano depois.

 

Análise do Crea e chuvas de 2012
Também ontem, o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e arquitetura do Rio de Janeiro) divulgou relatório apontando que, de 170 áreas indicadas como de alto risco de deslizamento de encostas da região serrana atingidas ano passado, os trabalhos foram iniciados em apenas oito delas. O documento será encaminhado ao Ministério Público estadual.

Pelas chuvas deste ano, que castigam sobretudo o norte e noroeste fluminenses, já são cerca de 20 mortos, 15 cidades afetadas e aproximadamente 15 mil pessoas desabrigadas. Os dados são da Defesa Civil do Estado.

 

 

===============================================================================================

04/01/2012 - 04h09

Após acordo com o governo, PM e bombeiros do Ceará encerram greve

Publicidade

DE SÃO PAULO

Após seis dias parados, policiais militares e bombeiros cearenses decidiram em assembleia que terminou na madrugada desta quarta-feira aceitar a proposta do governo do Estado e encerrar a greve.

Veja fotos da greve de policiais em Fortaleza
Ouça relato de repórter sobre o clima de tensão no CE
Líderes da PM negociam fim de greve com governo do Ceará
Justiça determina fim da greve de PMs e bombeiros no Ceará
Com PM em greve, comércio teme arrastão e fecha as portas no Ceará

"As atividades serão completamente retomadas até à 0h de amanhã", disse Francisco Rogério Rodrigues, secretário-geral da Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará.

O acordo incluiu um reajuste de 56%, deixando o salário em R$ 2.634, e uma redução na jornada de trabalho de 46 para 40 horas semanais, além da implantação de um auxílio-alimentação de R$ 10 por dia (os policiais militares não recebiam nada até então, só os civis). Também ficou combinado que nenhum dos policiais ou bombeiros que participaram das paralisações serão punidos.

Rodrigues explicou que ainda ficou acordada a extinção do atual código disciplinar a que são submetidos os policiais militares do Ceará, por conter artigos que são inconstitucionais, e a sua substituição por um novo código de ética que contenha dispositivos que combatam o assédio moral.

A greve da Polícia Militar e dos bombeiros gerou pânico na capital cearense. Nesta terça, estabelecimentos comerciais de Fortaleza foram fechados devido ao temor de arrastões, assim como órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça do Ceará.

POLÍCIA CIVIL

No fim da noite desta terça-feira (3), o sindicato que representa os policiais civis do Ceará decidiu convocar uma nova paralisação. Em nota, o Sinpoci (Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará) afirmou que decidiu "radicalizar" por considerar que vem "sendo enganado" pelo governo de Cid Gomes (PSB).

A paralisação da Polícia Civil é a terceira registrada em menos de um ano. O sindicato da categoria já havia promovido greves em julho e em outubro de 2011.

Na primeira paralisação, os grevistas haviam suspendido a greve após um mês. Já a greve de outubro só terminou em dezembro, após a Justiça considerar a greve ilegal e determinar que os grevistas suspendessem a paralisação. Ainda assim, desde dezembro apenas 30% do efetivo da Polícia Civil, o mínimo exigido pela Justiça, estava trabalhando.

Segundo o sindicato, a categoria quer a redução da carga horária de oito para seis horas diárias, reajuste salarial e o pagamento de um subsídio equivalente a cerca de 60% do valor pago aos delegados de polícia do Estado.

=================================================================================================

Brasil supera Reino Unido e se torna 6ª maior economia, diz entidade

BBC
Comentários 196
LEIA TAMBÉM
Fazer unha ou tomar café pesa até 6 vezes mais em SP que em NY
Prazo para reduzir IR com previdência privada acaba na sexta-feira
Compra com dinheiro, cartão ou cheque devem ter mesmo valor
Consumidor deve guardar notas para trocar presentes; confira os direitos
O Brasil deve superar o Reino Unido e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) publicadas na imprensa britânica nesta segunda-feira.

Segundo a consultoria britânica especializada em análises econômicas, a queda do Reino Unido no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.

O jornal "The Guardian" atribui a perda de posição à crise bancária de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O "Daily Mail", outro jornal que destaca o assunto nesta segunda-feira, diz que o Reino Unido foi "deposta" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Um artigo que acompanha a reportagem do "Daily Mail", ilustrado com a foto de uma mulher fantasiada sambando no Carnaval, lembra que o Império Britânico esteve por trás da construção de boa parte da infraestrutura da América Latina e que, em vez de ver o declínio em relação ao Brasil como um baque ao prestígio britânico, a mudança deve ser vista como uma oportunidade de restabelecer laços históricos.

"O Brasil não deve ser considerado um competidor por hegemonia global, mas um vasto mercado para ser explorado", conclui o artigo intitulado "Esqueça a União Europeia... aqui é onde o futuro realmente está".

A perda da posição para o Brasil é relativizada pelo "Guardian", que menciona uma outra mudança no sobe-e-desce do ranking que pode servir de consolo aos britânicos.

"A única compensação (...) é que a França vai cair em velocidade maior". De acordo com o jornal, Sarkozy ainda se gaba da quinta posição da economia francesa, mas, até 2020, ela deve cair para a nona posição, atrás do tradicional rival Reino Unido.

O enfoque na rivalidade com a França, por exemplo, foi a escolha da reportagem do site "This is Money" intitulada: "Economia britânica deve superar francesa em cinco anos".

================================================================================================

Incêndio nas torres gêmeas de Hanói obriga retirada em massa
15 de dezembro de 2011 10h41 atualizado às 11h20

Comentários
1
Fumaça negra é vista sendo emitida de prédio atingido por incêndio em Hanói, no Vietnã. Foto: AP

Fumaça negra é vista sendo emitida de prédio atingido por incêndio em Hanói, no Vietnã
Foto: AP

 

Um grande incêndio nas torres gêmeas de Hanói, no centro de telecomunicações da cidade, obrigou nesta quinta-feira a retirada em massa das pessoas que estavam nos prédios, dos quais é possível ver uma grande coluna de fumaça.

As autoridades não confirmaram até o momento registro de vítimas, nem informaram quantas pessoas continuam dentro do arranha-céu de 147 m de altura.

Neste momento, caminhões do Corpo de Bombeiros estão no local atuando nas tarefas de combate ao fogo.

Segundo o site local TuoiTreNews, duas pessoas foram retiradas do prédio e levadas para um hospital para receber atendimento médico, mas não detalhes se os ferimentos foram causados por queimaduras ou intoxicação pela grande presença de fumaça.

O incêndio começou nesta tarde (no horário local) e uma hora depois as torres gêmeas estavam totalmente escondidas pela fumaça.

As torres gêmeas EVN, que acabaram de ser construídas neste ano, têm 33 andares.

=================================================================================================

 

===============================================================================================

 

12/12/2011 - 06h02

Plebiscito acirra rivalidade entre regiões do Pará

Carlos Madeiro, Guilherme Balza e Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias, em Belém, Marabá e Santarém (PA)

 
 
Comentários 37

O plebiscito acabou com a vitória estrondosa do “não”, rejeitando a divisão do Pará, mas o sentimento separatista nas regiões de Tapajós e Carajás não acabou junto com a votação (novos projetos de criação dos Estados vão surgir). Vitoriosos e perdedores sabem disso. Após a derrota, Santarém decretou luto oficial nesta segunda-feira (12). Em Carajás, o autor do projeto de lei que deu origem ao plebiscito diz que fará uma nova proposta divisionista em 2012.

“Belém tem que ser agora muito cuidadosa na relação com Carajás especialmente, porque ela se identifica mais com Tocantins ou Goiás. O governo paraense vai ter que se descentralizar. Isso é evidente”, analisa Roberto Corrêa, professor de ciência política da UFPA (Universidade Federal do Pará).

A mesma opinião é emitida por uma das mais fortes lideranças do separatismo, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que já foi candidata petista ao governo do Pará.

Pará terá de descentralizar, diz professor

  •  

“Eu não queria estar agora na pele do governador [Simão Jatene, PSDB]. Ele pode querer colocar Carajás e Tapajós de castigo, mas é hora de um chamamento, de um acolhimento da voz emancipatória que essas regiões apontaram. Ele vai ter de descentralizar o governo de qualquer jeito”, afirma a prefeita da principal cidade à beira do rio Tapajós.

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT), o autor do projeto de lei que deu origem ao plebiscito, sobe o tom contra os políticos de Belém, em especial ao governador, e acredita que a derrota causará um "trauma" na população. "

"O Pará já estava dividido em três regiões. Mas hoje politicamente está absolutamente rachado. O governador [Simão Jatene, PSDB], que era apenas para ser um magistrado, entrou de cabeça na campanha. Ele não tem mais como ser acompanhado por ninguém aqui no sul. Ele vá procurar na terra dele, porque aqui ele não terá mais", atacou.

Questionado de como iriam ficar as relações institucionais e dos políticos de Tapajós e Carajás pós-plebiscito, Queiroz voltou a atacar o governo do Estado e foi ainda mais incisivo nas críticas.

"Vai ficar coisa nenhuma. Aqui é radicalização. O governo só sobrevive no sul porque os prefeitos mantém a gasolina para as delegacias, ajudam na Fazenda, na Justiça. Quem mantém o Estado aqui é o prefeito. O governo não repassa há três meses o dinheiro aos municípios. Isso acontece porque é governado por esses que aí estão", afirmou.

Plebiscito no Pará

 
 
Foto 131 de 150 - 11.dez.2011 - Na Universidade do Estado do Pará, eleitores enfrentaram filas para votar no plebiscito Mais Evangelista Rocha/UOL

O presidente da frente pró-Carajás, o deputado estadual João Salame (PPS), diz que continua na base do governador do Pará, mas com ressalvas por conta do clima criado durante a campanha. “O governador demorou muito para se pronunciar. E a campanha do `não´ criou muita animosidade. Eles nos tratavam como ladrões e forasteiros. Falavam que queriam roubar as riquezas do Pará e que nós nem somos do Estado”, opiniou o parlamentar.

A pacificação do sentimento local, para alguns, não se resolve com o resultado das urnas. “O Estado já está dividido. É uma cisão muito grande que cria um sentimento de discriminação. As duas regiões mostraram que não se sentem parte do Pará. Ou o governo de Belém leva isso em conta ou pode criar um clima de indisciplina civil”, analisa Edivaldo Bernardo, que coordenou a frente pró-Tapajós na cidade de Santarém.

Posição semelhante tem Edinaldo Rodrigues, também um voluntário da causa tapajoara. “Não é xenofobia, mas nossa emancipação já é uma realidade. Por dentro ela existe, e o governo de Belém vai ter de levar isso em conta. O Pará não pode continuar sendo esse latifúndio político.”

 

===============================================================================================

Brasil ganha mapa de municípios com maior risco de deslizamentos

Estudo que começou após desastre na região serrana do Rio traçou avaliação geológica de 31 cidades no Sul e Sudeste; veja a lista

Danilo Fariello, iG Brasília | 06/12/2011 07:15

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Texto:
  •  
  •  

O governo federal conclui até a próxima semana o levantamento geológico de 31 municípios das regiões Sul e Sudeste que apresentam risco muito alto de deslizamentos de terra e outros fenômenos de solo que têm maior probabilidade de causar vítimas em circunstâncias climáticas adversas.

A ação faz parte de esforço que teve início no começo do ano, após as tragédias da região serrana do Rio, e tem atenção especial também com cidades de Santa Catarina, que sofreram com fortes tempestades em 2008.

Veja notícias sobre tragédia da região serrana do Rio em Janeiro
Minas Gerais espera por menos prejuízos com as chuva
Com obras inacabadas, São Paulo espera novas enchentes
Lula sobrevoou Santa Catarina após fortes chuvas de 2008

Em três dias de junho choveu no Recife o volume de um mês

As 31 cidades fazem parte de um grupo maior de mais de 50, mas apenas sobre essas não havia nenhuma informação sobre as características geológicas e ocupação do terreno anteriormente. Com esses levantamentos, o governo agora tem, em tese, toda informação necessária para conhecer os locais mais vulneráveis de Sul e Sudeste em caso de chuvas de grandes proporções.
 

Foto: AE Ampliar

Uma das poucas casas que restaram em janeiro no bairro Córrego Dantas, em Nova Friburgo, cidade serrana do Rio

O levantamento foi feito pelo Serviço Geológico do Brasil (conhecido pela sigla CPRM). Esse material será será integrado ao sistema de alertas da Defesa Civil nos municípios e vai compor o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que fica sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Cemaden foi criado no início deste ano.

Segundo Thales de Queiroz Sampaio, diretor de hidrologia e gestão territorial do CPRM, nesses 31 municípios foram delimitados polígonos mais sensíveis às variações do clima. Até o dia 1º de dezembro, em 24 municípios, a CPRM já tinha indicado 26.224 moradias com risco alto ou muito alto e 109.730 pessoas vivendo nessas áreas.

Apenas em Nova Friburgo (RJ), principal cenário das tragédias do início do ano que deixaram mais de 900 mortos, ainda são 2540 moradias em áreas de risco alto, onde vivem cerca de 10 mil pessoas, segundo o CPRM. Nos próximos dias serão concluídos os levantamentos em Ouro Preto (MG) e Angra dos Reis (RJ). “Não temos a varinha de Deus e não sabemos onde vai haver problemas, mas podemos mostrar onde há indícios”, diz Sampaio.

Veja o especial chuvas no Nordeste neste ano

Após o trabalho emergencial nesses municípios, a CPRM ainda está fazendo o mesmo levantamento em campo do sistema geotécnico de 1400 municípios brasileiros – que tem a partir de médio risco de deslizamentos. “A partir de março vamos para o Nordeste, onde fortes chuvas também abalaram cidades recentemente”, diz Sampaio.

Poucos recursos investidos

No entanto, até o início deste verão, o governo federal não terá dado início de maneira coordenada ao previsto plano de educação e comunicação da população moradora desses municípios, tampouco de intervenções estruturais (obras de contenção, drenagem e urbanização, por exemplo).
 

Foto: AE Ampliar

Cidades de Santa Catarina frequentemente abaladas por chuvas também foram mapeadas

Segundo o MCTI, o processo de implementação do Cemaden ainda está em conclusão. Do total de orçamento para o Centro de R$ 21 milhões neste ano, apenas R$ 2,2 milhões foram creditados do Fundo Nacional sobre Mudanças Climáticas. Outros R$ 10,9 milhões ficaram disponíveis apenas há duas semanas, depois de aprovada a Lei 12.524 no Congresso. Segundo nota do MCTI, “esse valor já está sendo empenhado e já é objeto de processo licitatório”.

Desde o ano passado, reuniões sobre a prevenção de desastres ocorrem periodicamente na Casa Civil – nos últimos meses, com a presença da própria ministra Gleisi Hoffmann. Além de Ministério de Minas e Energia (à qual é ligada a CPRM) e MCTI, participam dos debates ministérios da Integração Nacional e Cidades.

Há uma cobrança pessoal da presidenta Dilma Rousseff de que menos vidas sejam perdidas em eventos similares aos dos últimos anos. Em entrevista ao iG em agosto, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou que as tragédias como as que tivemos no Rio no ano passado são tendência.

Mercadante informou que, na ocasião, o levantamento geotécnico estava atrasado. É esse material que estará pronto no dia 15. “Na outra ponta, precisa a Defesa Civil estar organizada e preparada para prevenir”, declarou o ministro na ocasião. Segundo ele, sirenes deveriam tocar em lugares de risco quando as condições climáticas se mostrarem arriscadas.

Veja a lista dos municípios com áreas de alto risco já mapeadas pela CPRM e, mais abaixo, como ocorrem as tragédias no solo

Espírito Santo

Cachoeiro do Itapemirim
Marechal Floriano
Vargem Alta
Viana
Santa Leopoldina
Cariacica

Rio Grande do Sul

Encantado
Fontoura
Xavier
Igrejinha
Itati
Novo Hamburgo
Soledade

Paraná

São José dos Pinhais
Antonina
Almirante Tamandaré
Rio Branco do Sul

Santa Catarina

Brusque
Gaspar
Ilhota
Jaraguá do Sul
Luis Alves
Palhoça
São José
Timbó

Rio de Janeiro

Nova Friburgo
Sumidouro
Angra dos Reis
Niterói
São José do Vale do Rio Preto

Minas Gerais

 

================================================================================================

 

Desaceleração da indústria faz PIB do terceiro trimestre ficar estável

Apesar de a economia estar avançando menos e do agravamento da crise europeia, governo ainda acredita que Brasil crescerá próximo de 5% no ano que vem

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro e Yan Boechat, iG São Paulo | 06/12/2011 09:04

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Texto:
  •  
  •  

A economia do Brasil pisou no freio no terceiro trimestre deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País, ficou em 0% em relação aos três meses anteriores. No mesmo período em 2010, o resultado foi um avanço de 1%, pelo dado revisado. O dado anterior apontava alta de 0,4% de julho a setembro do ano passado.

Em relação ao segundo trimestre, somento o setor agropecuário apresentou avanço de 3,2%. A indústria e o setor de serviços tiveram variações negativas de -0,9% e -0,3%, respectivamente.

Austin Ratings reduz projeção do PIB para 3% em 2011

Crescimento pode ser zero no terceiro trimestre, diz Fazenda

Produção industrial tem terceira queda consecutiva, aponta IBGE

Na comparação com o terceiro trimestre de 2010, o PIB cresceu 2,1% com destaque para o setor agropecuário com alta  de 6,9%), seguida pelo segmento de serviços com  avanço de 2% e a indústria com crescimento de 1%.

 

No acumulado nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2011 (12 meses), o crescimento foi de 3,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No acumulado em 2011, até setembro, o PIB apresentou uma expansão de 3,2%. Em valores correntes o resultado do PIB alcançou R$1,05 trilhão.

Na semana passada, ao anunciar uma redução de tributos para estimular o consumo, o ministro da Fazenda Guido Mantega, afirmou que as medidas de desonareção vão permitir que o Brasil cresça 5% em 2012. "Continuamos o crescimento da economia. Temos como impedir a contaminação e preparamos um 2012 com crescimento em torno de 5%", afirmou Mantega na ocasião.

 

 

=================================================================================================

06/12/2011 - 09h03 / Atualizada 06/12/2011 - 09h44

Economia desacelera e tem crescimento zero no terceiro trimestre

Do UOL Economia, em São Paulo
 
 
Comentários 11

A economia brasileira ficou estagnada no terceiro trimestre de 2011 na comparação com o segundo trimestre do ano, com a primeira queda no consumo das famílias em quase três anos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (6), ao divulgar os dados do PIB (Produto Interno Bruto). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país.

Em termos de valores, o PIB alcançou R$ 1,05 trilhão entre julho e setembro, de acordo com as informações do IBGE.

PIB no 3º trimestre foi de R$ 1,05 trilhão; compare

 
 
Foto 1 de 9 - A soma de todas as riquezas produzidas no país no terceiro trimestre foi de R$ 1,05 trilhão. Você sabe o que daria para fazer com esse dinheiro? Confira a seguir Arte/UOL

No final de novembro, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, já havia dito que o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre poderia ficar em torno de zero.

O único setor que teve crescimento em relação ao trimestre anterior foi a agropecuária (3,2%). Indústria (-0,9%) e serviço (-0,3%) apresentaram queda.

Na comparação entre o terceiro trimestre e o segundo, o consumo das famílias, um dos motores da economia nos últimos trimestres, caiu 0,1%, a primeira queda desde o quarto trimestre de 2008.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2010, houve um crescimento de 2,1%, com destaque para a agropecuária (6,9%), serviços (2%) e indústria (1%).

Em 12 meses, a alta do PIB brasileiro é de 3,7%. No acumulado de 2011 até setembro, o crescimento é de 3,2%.

Além disso, o crescimento do segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre foi revisto para baixo, de 0,8% para 0,7%. Já o crescimento do primeiro trimestre de 2011 em relação ao último trimestre de 2010 foi rebaixado de 1,2% para 0,8%.

 

 

===============================================================================================

 

12/09/2011 - 11h43

MPF denuncia Edir Macedo por evasão de divisas


Em São Paulo

 
  • Edir Macedo e outras três pessoas foram denunciadas por lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis

    Edir Macedo e outras três pessoas foram denunciadas por lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis

O bispo Edir Macedo Bezerra, líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), e outras três pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis para a obtenção de recursos para a Iurd.

Os três dirigentes da igreja denunciados são o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. Eles são acusados de pertencer a uma quadrilha usada para lavar dinheiro da Iurd, remetido ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista, entre 1999 e 2005.

Segundo a denúncia, do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis da Iurd, por meio do "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja".

Os quatro também são acusados do crime de falsidade ideológica por terem inserido nos contratos sociais de empresas do grupo da Iurd composições societárias diversas das verdadeiras. O objetivo dessa prática era ocultar a real proprietária de diversos empreendimentos, qual seja, a Iurd.

O Procurador da República Silvio Luís Martins de Oliveira também encaminhou cópia da denúncia à área Cível da Procuradoria da República em São Paulo, solicitando que seja analisada a possibilidade de cassação da imunidade tributária da Iurd.

 

 

=====================================================================

Deputada do PMDB recebeu dinheiro desviado do Turismo, afirmam investigados

Especial para o UOL Notícias
Em Macapá

 

A investigação da Polícia Federal que resultou na prisão de mais de 30 pessoas envolvidas direta ou indiretamente ao Ministério do Turismo, comandando por Pedro Novais (PMDB), revelou outras fraudes em convênios da pasta e o envolvimento de uma deputada no suposto esquema.

Segundo o Ministério Público Federal, além do Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável), que teria desviado cerca de R$ 3 milhões dos R$ 4,45 milhões destinados para um convênio que teria a finalidade de prestar serviços de capacitação aos servidores da pasta, também a Cooperativa de Negócios e Consultoria Turística (Conectur) está sendo investigada.

Um dos convênios com a cooperativa foi firmado em 1º de dezembro de 2008, no valor de R$ 2,75 milhões, para realização de estudos e pesquisas sobre logística no turismo no Estado do Amapá. Todo o recurso foi repassado numa única parcela no dia 24 de abril de 2009.

Em depoimento, o vice-presidente da Conectur, Errolflyn Paixão --que teve prisão temporária decretada durante a operação-- afirmou que ouviu do próprio presidente da cooperativa, Wladimir Silva Furtado (que também foi preso), que os serviços não seriam prestados.

O dinheiro entraria na conta da Conectur e de lá seria encaminhado para a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP), que é a autora da emenda que deu origem aos convênios suspeitos. Segundo o MP, não há indícios contra a deputada e ela não está entre os investigados.

Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, porém, outros três presos na operação teriam citado a deputada. De acordo com os relatos, Fátima Pelaes teria montado um esquema no Amapá para levar recursos públicos para ela própria e para a campanha à sua reeleição no ano passado. 

Um dos depoimentos é de Merian Guedes de Oliveira, que seria secretária da Conectur. Segundo ela, Wladimir Furtado disse que a deputada ficaria com os recursos do Turismo e que nenhum valor ficaria com a cooperativa. Um outro depoimento, do sobrinho de Furtado, confirma a versão da secretária. O sobrinho aparece na investigação como tesoureiro da Conectur. Segundo ele, "seu tio falava que ganharia 10% do total e a deputada federal Fátima Pelaes ficaria com aproximadamente R$ 500.000,00 do total", ainda segundo reportagem do Estado. O outro depoente é Hellen Luana Barbosa da Silva, que teria dito que a deputada indicou o Ibrasi para receber parte do dinheiro para financiar sua campanha à reeleição.

Outro lado

Procurada para comentar as acusações, a deputada federal Fátima Pelaes considerou “levianas” as declarações de Paixão. Ela disse ao UOL Notícias que abriria seu sigilo bancário para provar que nunca recebeu dinheiro da Conectur. Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, ele negou as acusações de todos os depoentes.

“O Errolflyn [Paixão] está sendo leviano e querendo jogar tudo para cima de alguém”, disse. “Se alguém fica sabendo de algo tão grave assim e não faz nada no mínimo é conivente”, disse.

Paixão negou envolvimento no caso, embora estivesse na vice-presidência da cooperativa. Segundo ele, desde 2006, quando foi candidato ao governo do Amapá pelo PT, deixou de frequentar a Conectur, embora não tenha se desligado legalmente. “Reconheço que foi um erro não ter pedido legalmente meu afastamento”, disse à reportagem, confirmando o depoimento à PF.

Paixão é fundador do PT no Amapá, secretário-adjunto do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, vice-presidente estadual do PT e faz parte da direção nacional da CUT. “Não me envolvi em nada, não assinei nada, não tenho nenhuma participação nisso, tenho uma história de luta no Amapá e vou continuar com minha luta implacável contra a corrupção”, afirmou.

A deputada alegou ainda que não tem relação nenhuma com o presidente da Conectur. “Conheço o Wladimir, mas há muito tempo não o vejo. Ele não é das minhas relações, não faz parte do meu grupo político e prova disso é que a mulher dele foi candidata a deputada federal em 2010. Se ele fosse do meu grupo teria me apoiado e não lançado sua esposa para concorrer ao mesmo cargo que eu.”

Wladimir Silva Furtado foi prefeito de Ferreira Gomes (AP) no período de 1996 a 2000. Suas contas foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União na prestação de contas de um convênio de R$ 100 mil firmado entre a Prefeitura de Ferreira Gomes e o Ministério do Meio Ambiente, em 1999, para a melhoria das condições de coleta de lixo, a recuperação de uma praça, o desenvolvimento de ações de educação ambiental e o incentivo ao ecoturismo.

O TCU constatou que R$ 70 mil foram aplicados na compra de uma caçamba para coleta de lixo. Mas não foi comprovado o destino dos R$ 30 mil restantes.

A Conectur aparece também nas investigações de outro convênio por suas ligações com o Ibrasi. A cooperativa é acusada de participar do esquema como uma das “empresas terceirizadas” apontadas pelo Ibrasi para receber por serviços não prestados e teria apresentado prestação de contas com base em documentos falsificados.

 

=====================================================================

Senado reduz INSS para microempreendedores e donas de casa

Publicidade

O Senado aprovou nesta quarta-feira medida provisória que reduz a alíquota de contribuição da Previdência Social de 11% para 5% (cinco por cento) aos chamados microempreendedores individuais que comprovem renda anual de até R$ 36 mil.

O texto, que já foi aprovado pela Câmara, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff, uma vez que não teve mudanças durante sua tramitação no Senado.

Governo estuda cobrar menos INSS de domésticos
Câmara aprova contribuição ao INSS menor para dona de casa

O objetivo da mudança é estimular pequenos empreendedores a ingressarem no mercado formal de trabalho.
Os parlamentares incluíram no texto o mesmo benefício para donas de casa com renda familiar de até dois salários mínimos mensais. Elas ficam autorizadas a participar do sistema de contribuição diferenciado.

"Pelas regras atuais, elas teriam de pagar à Previdência 20% do salário mínimo. Estamos reduzindo essa contribuição para 5%. Com isso, cerca de 10 milhões de donas de casa poderão ser incluídas no sistema previdenciário", disse o senador José Pimentel (PT-CE).

A MP permite a complementação da renda se o microempreendedor usar seus recolhimentos para aposentadoria por tempo de contribuição. A complementação deve ocorrer por meio da aplicação da diferença entre o percentual pago e 20% sobre o valor do salário mínimo, acrescido de juros.

Assim, a alíquota de complementação será de 9% para as contribuições recolhidas até abril de 2011 e de 15% para os meses posteriores.

DEFICIENTES

Durante a tramitação no Congresso, também foi incluído no texto benefícios para pessoas portadores de deficiência que recebam o chamado benefício de prestação continuada.

A MP permite a suspensão temporária do benefício durante o período em que forem contratados formalmente ou realizarem estágios remunerados.

"Hoje, o benefício é cancelado. Com medo de perdê-lo, muitas pessoas com deficiência preferiam ficar fora do mercado de trabalho formal. Com a mudança, a pessoa pode pedir a suspensão e retornar quando ficar desempregada ou sem renda", disse Pimentel.

Ainda foi aprovada emenda que permite ser dependente do segurado da previdência os filhos com deficiência intelectual ou mental que sejam considerados relativamente ou totalmente incapaz por declaração judicial. A emenda foi negociada pelo deputado Romário (PSB-RJ), que tem uma filha com síndrome de down.

Também fica permitido pela MP o pagamento de pensão por morte para os dependentes portadores de deficiência intelectual ou mental, mesmo que tenham acima de 21 anos.

 

 

=====================================================================

TSE aprova orçamento de R$ 6,5 bi para ano eleitoral
10 de agosto de 2011 21h29

Comentários
0
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou nesta quarta-feira ao Executivo proposta orçamentária de R$ 6,44 bilhões para 2012. O valor abrange o custeio administrativo do TSE e dos 27 tribunais regionais eleitorais, além das eleições municipais de 2012, que devem custar R$ 521,9 milhões. A quantia é menor que o aprovado para as eleições municipais de 2008, que foi R$ 604 milhões.

A proposta também inclui os aumentos para juízes e servidores, previstos em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. De acordo com o TSE, quase um sexto do orçamento de 2012 - R$ 1,2 bilhão - é destinado ao pagamento do Plano de Cargos e Salários da Justiça Eleitoral, caso aprovado. O projeto tramita no Congresso desde 2009. O aumento de 14,79% no salário dos magistrados, previsto em projeto de lei de 2010, pode ter impacto de R$ 40 milhões.

O tribunal reservou R$ 224,7 milhões para o Fundo Partidário, abastecido pela arrecadação de multas e penalidades eleitorais, recursos financeiros legais, doações espontâneas privadas e dotações orçamentárias públicas.

 

 

================================================================================

Marta nega ter se escondido no banheiro após saber de ação da PF
10 de agosto de 2011 20h32 atualizado às 20h37

Comentários
120
Segundo Suplicy, ela foi ao banheiro porque 'havia uma necessidade de ir'. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Segundo Suplicy, ela foi ao banheiro porque 'havia uma necessidade de ir'
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

 
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) afirmou nesta quarta-feira ter se sentido "muito mal" com a maneira que a imprensa lidou com seu comportamento ontem, após a notícia de que Mário Moysés havia sido preso na operação da Polícia Federal no Ministério do Turismo. Ele foi chefe de gabinete do Ministério do Turismo quando Marta era titular da pasta, entre 2007 e 2008. Ela disse que Moysés fez um trabalho "exemplar" quando seu secretário e que o homem "é uma pessoa corretíssima". A petista negou ainda ter se escondido no banheiro.

"Depois de presidir por horas a sessão, fui ao banheiro. Não fui me esconder no banheiro; fui porque havia uma necessidade de ir", disse ela, que afirmou que havia 10 jornalistas a esperando sair. "Fui perguntada sobre acontecimentos acerca dos quais eu já tinha me manifestado para a primeira jornalista que me abordou. Então, simplesmente disse que não iria mais falar sobre o assunto, porque já tinha me manifestado", disse.

Operação Voucher
A superintendência da PF no Amapá, a ação cumpriu mandados de prisão em Brasília, São Paulo e Macapá (AP). Segundo a investigação, um esquema ilegal de desvios de recursos de convênios do Ministério do Turismo pode ter causado um prejuízo de cerca de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

As irregularidades incluem o direcionamento das contratações às empresas pertencentes ao esquema, ausência de preço de referência e de critérios de aceitabilidade de preço, a não execução ou execução parcial do projeto contratado, o pagamento antecipado de serviços, fraude nos documentos comprobatórios de despesas, contrapartida não executada ou executada irregularmente pela entidade sem fins lucrativos e inexistência de fiscalização do convênio pelo Ministério do Turismo.

Ao todo, foram presas 36 pessoas em Brasília, São Paulo e Macapá (AP). No entanto, o Ministério Público Federal no Amapá informou nesta quarta-feira que 18 presos temporariamente foram liberados hoje.

 

=====================================================================

DF: polícia liberta médico amarrado e dopado por sequestradores
08 de agosto de 2011 13h56

Comentários
0
 
A Polícia Civil do Distrito Federal libertou na noite de sábado um médico de 33 anos que foi mantido refém por quase 72 horas. A vítima ficou a maior parte do tempo amordaçada e amarrada em uma sala fechada e escura, dopada sob forte efeito de medicamentos para não poder reagir. Três homens foram presos.

De acordo com o delegado Marcelo Portela, diretor da Divisão de Repressão a Sequestros, o médico foi vítima do conjunto de substâncias conhecido como 'boa noite Cinderela', que provoca a rápida perda dos sentidos e desorientação. O médico foi dopado ao tomar café da manhã com um suposto conhecido na quinta-feira. Assim que desmaiou, foi levado para uma residência em Taguatinga, região administrativa do DF, que lhe serviu de cativeiro.

Em um quarto escuro, com janelas fechadas, o médico ficou amarrado, amordaçado e sob o efeito da droga enquanto era extorquido e ameaçado pelos bandidos. A família noticiou seu desaparecimento na noite de sexta-feira, e a divisão de sequestros assumiu o caso no sábado, quando houve a suspeita de rapto.

No sábado, dois criminosos conseguiram compradores para o carro da vítima e foram vendê-lo, enquanto um terceiro ficou no cativeiro. Com o cartão de crédito do médico, o criminoso gastou cerca de R$ 7 mil com roupas, tênis, óculos de marca, perfumes e um computador.

Pelo serviço de rastreamento do carro, a polícia localizou o veículo do médico em Goiânia. Os dois ocupantes abordados contaram ter acabado de comprar o carro em Anápolis (GO) e, de posse das informações, a polícia conseguiu prender dois suspeitos. Após um interrogatório, descobriram o local em que o médico era mantido refém.

A polícia estourou o cativeiro por volta das 20h do sábado. "Encontramos o médico lá, amarrado e amordaçado, muito dopado, além de restos de lanches que foram usados para alimentá-lo e do suspeito que estava tomando conta dele", contou Portela. O médico foi levado para a delegacia, prestou depoimento e foi liberado por volta da 1h de domingo.

Os três suspeitos serão indiciados pelo crime de extorsão mediante sequestro, que pode acarretar em pena de 12 a 20 anos de reclusão. Segundo o delegado, o crime poderia ter sido pior. "Segundo as informações, a vítima conhecia um dos suspeitos. A experiência de investigação mostra que quando a vítima reconhece o sequestrador, dificilmente ele vai deixá-la com vida", disse Portela. "Se não houvesse a identificação do cativeiro, com o fim do dinheiro provido pelos cartões de crédito e com a venda do carro do médico, provavelmente os criminosos iam matá-lo."

 

 

 =============================================================================================================================

Conquistas não são definitivas', diz Lula a metalúrgicos
12 de maio de 2011 21h23 atualizado às 22h11

Comentários
252
Na cerimônia, em São Bernardo, Lula diz que os trabalhadores devem lutar sempre. Foto: Fernando Borges/Terra

O ex-presidente Lula recebeu o Prêmio João Ferrador, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Foto: Fernando Borges/Terra

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
 

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na noite desta quinta-feira, durante as comemorações dos 52 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, que nenhuma conquista é definitiva e que os trabalhadores devem lutar sempre por mais.

"Não existe conquista definitiva. A gente sempre quer mais. Esse sindicato é um dos poucos que já nasceu grande. O Brasil precisa conhecer o que é fazer sindicalismo em São Bernardo. A CUT não conhece o tipo de sindicalismo que é feito em São Bernardo do Campo. Não há nada mais democrático, mais responsável do que a escolha de uma diretoria desse sindicato aqui. Em poucos lugares do mundo tem um agrupamento de pessoas que exercita a democracia como aqui", disse.

Em relação à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que cancelou uma viagem que faria ao Paraguai, no fim de semana, para se recuperar de um princípio de pneumonia, Lula diz que a saúde dela não preocupa. "Eu tenho conversado com ela, que aparentemente está ótima. A saúde dela está boa", afirmou.

No evento, Lula foi agraciado com o Prêmio João Ferrador, pelo seu trabalho na Presidência. Em seu discurso, diz que só pretende dar entrevistas no segundo semestre, quando completa seis meses que deixou o mandato.

Ferrador é um personagem-símbolo da categoria criado nos anos 70. A ilustração foi produzida cartunista Hélio Vargas e redesenhada pelo ilustrador Laerte. Para driblar a censura militar, o personagem tornou-se porta-voz dos trabalhadores. Cartas "escritas" por ele ao governo militar denunciavam as más condições de vida e a exploração do trabalhador, e foram publicadas entre os anos de 1972 e 1980.

"Esse personagem aqui falava coisas que não saia da boca dos dirigentes sindicais. Ele era um bonequinho carrancudo. Muito bravo. Ele dizia 'hoje eu não tô bom"', disse Lula. "Tudo o que aconteceu na minha vida aconteceu aqui. Eu conheci a Marisa aqui. Ela se apaixonou comigo aqui. Esse boneco aqui eu vou guardar com carinho muito grande", afirmou o ex-presidente.

Lula disse ainda que está sendo planejado um documentário para mostrar quem frequentava o Palácio do Planalto durante o seu governo. "Estamos pensando em duas possibilidades. Uma mostrando que tipo de gente frequentou o Palácio do Planalto no meu governo. Em outros só entrou banqueiro, empresário. No meu, entraram sem-teto, sem casa, sem marido, sem mulher. Tudo o que você pode imaginar. Eu não conheço na história um governo que exercitou a democracia como a nossa", disse.

 

 

=============================================================================================================================

Elite dos fuzileiros navais brasileiros treinou com os Seals

 

 

Seals americanas realizam exercícios militares, com simulações de técnicas de patrulhamento, no dia 26 de setembro de 2001, nos EUA, poucos dias após .... Foto: AFP

Seals americanas realizam exercícios militares, com simulações de técnicas de patrulhamento
Foto: AFP

João Ricardo Gonçalves
 

O tiro que matou Osama bin Laden tornou imediatamente famoso o grupamento de elite da Marinha americana responsável pela ação no Paquistão: os Navy Seals. Antes de o mundo inteiro voltar os olhos para a tropa mais especializada do Exército de Barack Obama, os Seals já estavam atentos aos militares brasileiros e treinaram, no Rio de Janeiro, com homens do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero).

O intercâmbio ocorreu em abril de 2010 e envolveu 14 integrantes dos Seals e cerca de 90 do Tonelero, na sede do batalhão, em Campo Grande, e também na Ilha da Marambaia. Foram realizados treinamentos de ações diretas de captura, além de resgate e infiltração por descida de cabos, a partir de helicóptero. As duas técnicas foram utilizadas na operação que matou Bin Laden.

Segundo militares brasileiros que presenciaram os treinamentos, os americanos deixaram boa impressão. "Eles nos mostraram algumas técnicas para invadir cômodos com suspeitos, por exemplo. Quando conversávamos com eles, ficávamos sabendo que um veio do Iraque, outro do Afeganistão... Tinham bastante experiência e eram muito bons em quesitos como a precisão dos tiros", diz o capitão de corveta fuzileiro naval Carlos Tunala. Também chamou a atenção o preparo com o equipamento dos americanos: os Seals trouxeram, por exemplo, até compensado para simular as construções a serem 'invadidas'.

Em seu site, os americanos também elogiaram os brasileiros. "O Brasil é uma das nações prioritárias para o Comando de Operações Especiais dos EUA, e consideramos um privilégio fortalecer nosso relacionamento", disse o coronel John Joast, que intermediou os contatos para trazer os Seals ao Brasil. "Fiquei impressionado porque eles foram gentis de testar nossas táticas, mesmo com a experiência de combate deles", disse um dos militares.

Comandante do Tonelero, o capitão-de-mar-e-guerra Fernando José Afonso Ferreira de Sousa considerou a experiência de seus homens treinarem com os Seals positiva e afirmou que não se surpreendeu quando soube que foram membros do batalhão americano que levaram a cabo a ação que matou Bin Laden. "A escolha está dentro do esperado", diz o comandante. Ele afirma que os brasileiros também têm condições de realizar ações de alta complexidade. "Não temos tanta experiência de realidade, mas trazemos material humano também muito rico".

A formação para levar a insígnia dos Seals inclui operações submarinas e saltos de paraquedas. A maioria dos que tentam ingressar no grupo falha em algum momento durante o processo de seleção.

Fortaleza era centro de controle e comando
Para o Serviço de Inteligência dos EUA, a fortaleza onde Osama bin Laden se escondia era um centro de controle e comando ativo, de onde o líder da Al-Qaeda permanecia no controle estratégico e operacional da organização.

Segundo a autoridade que divulgou os vídeos capturados na casa em Abbottabad, a informação recuperada por forças dos EUA representa o maior tesouro já obtido com um único suspeito de terrorismo.

"O complexo de Abbottabad era um centro de controle e comando ativo do principal líder da Al-Qaeda e está claro... que ele não era só um pensador estratégico para o grupo", disse a autoridade, em condição de anonimato. "Ele estava ativo no planejamento operacional e na tomada de decisões táticas. Os materiais que revisamos mostram que Bin Laden era um agente atuante, o que torna a nossa operação ainda mais essencial para a segurança da nossa nação", completou a fonte.

Mais de 7 anos no Paquistão
Bin Laden pode ter vivido no Paquistão por mais de sete anos antes de ser morto, segundo informação de autoridades paquistanesas.

Uma das viúvas do terrorista disse a investigadores paquistaneses que ele permaneceu em vilarejo no distrito de Haripur por quase dois anos e meio, antes de se mudar para a cidade Abbottabad, onde foi morto.

A mulher, Amal Ahmed Abdulfattah, afirmou que Bin Laden e sua família passaram cinco anos em Abbottabad.

 

 

===============================================================================================================================

Se dividido, Pará perderia a Vale para novo Estado

Publicidade

DE SÃO PAULO

 O Estado de Carajás herdaria as maiores reservas minerais e os principais empreendimentos da Vale instalados na região, informa reportagem de Felipe Luchete e Pedro Fonseca na Folha deste sábado (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Anteontem, a Câmara dos Deputados aprovou a realização de plebiscitos nos quais a população do Pará votará pela possível criação dos Estados de Carajás, no sul e sudeste paraense, e de Tapajós, a oeste.

Câmara aprova plebiscitos para dividir Pará em três Estados

Leia a reportagem completa na Folha deste sábado, que já está nas bancas.

 

 

==============================================================================================================================

06/05/2011 - 20h37

Voo 447: Todos os corpos encontrados serão resgatados, diz Jobim

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

A equipe envolvida na investigação do acidente com o voo Rio-Paris AF 447 vai içar até a superfície todos os corpos que forem encontrados, confirmou nesta sexta-feira (6) o ministro da Defesa Nelson Jobim.

“Os corpos que foram encontrados serão retirados, evidentemente. Depois tem que saber quem são, fazer exame de DNA”, afirmou o ministro, no Rio de Janeiro.

Franceses divulgam novas imagens de caixa-preta do voo AF 447

 
Foto 7 de 7 - 03.mai.2011: Equipe francesa de busca localiza e resgata a segunda caixa-preta do voo AF447, que caiu no Atlântico em 2009 quando fazia a rota Rio de Janeiro/Paris. O ministro dos Transportes da França, Thierry Mariani, acredita que a análise dos dados poderá definir as causas do acidente em até três semanas Mais Johann Peschel/BEA/Reuters

A nova fase de buscas que investiga o acidente com o Airbus 330-203, que caiu no Atlântico em 2009 matando 228 pessoas, já conseguiu encontrar nos últimos dias as duas caixas pretas e retirou dois corpos que estavam em meio aos destroços da aeronave.

Os corpos foram içados de uma profundidade de quase quatro quilômetros, ainda presos no banco do avião, segundo informações da polícia francesa.

“Essas operações foram realizadas com o maior cuidado, em condições difíceis”, descreveu o ministério de Interior da França.

Resgatado 2º corpo da tragédia do voo 447

  •  

Também se informou hoje que a partir da metade de maio, a equipe envolvida nas buscas será reforçada para permitir a recuperação dos corpos e de objetos encontrados.

Os corpos de alguns passageiros foram encontrados flutuando no oceano pouco depois do acidente, mas a maioria das vítimas nunca foi localizada.

"O problema dos corpos é um pouco espinhoso. Há um aspecto traumatizante, não sabemos em que estado estão", disse esta semana à AFP Robert Soulas, vice-presidente da associação francesa das famílias de vítimas Ajuda Mútua e Solidariedade AF447.

"É muito estimulante para nós que estávamos sem notícias e ainda tínhamos esperança de encontrar os corpos. Vamos poder enfim enterrá-los", afirmou, por sua vez, o brasileiro Nelson Marinho, presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo AF447 Rio-Paris.

================================================================================================================================

04/05/2011 - 23h52

Ensino médio poderá ter currículo mais flexível e maior tempo de duração

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta quarta-feira (4) as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Elas não eram revistas desde 1998. O relatório, que agora segue para homologação do ministro Fernando Haddad, prevê maior flexibilização do currículo e abre a oportunidade de ampliação da carga horária do ensino médio para além dos atuais três anos.

O relatório mantém a carga horária mínima de 2,4 mil horas no ensino médio, mas abre espaço para que a sua duração seja ampliada caso haja interesse das escolas de oferecer conhecimentos e atividades além das consideradas obrigatórias. Essa recomendação tem peso especial no caso do ensino médio noturno que, em geral, oferece uma carga horária menor do que aquela dada a estudantes do turno matutino. O relatório indica que essa duração deve ser ampliada e coloca como uma opção a oferta de 20% da carga horária na modalidade ensino a distância. Sugere também que se necessário o ano letivo seja estendido para além dos atuais três anos.

As novas diretrizes indicam que a escola deve trabalhar a formação a partir de quatro eixos básicos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O currículo pode enfatizar um desses temas, mas deve incluir todos eles. A ideia é tentar flexibilizar o modelo curricular segmentado oferecido pelas escolas hoje, tradicionalmente dividido em disciplinas que não se relacionam durante o aprendizado.

"A essência dessa proposta é a definição de uma identidade para o ensino médio. O ensino médio tem que ser entendido como a última etapa da educação básica e, por isso, tem que preparar para a vida. Para isso, ele tem que ser capaz de trabalhar simultaneamente com essas quatro dimensões", disse o relator do parecer, José Fernandes de Lima.

O conselheiro ressalta que, ao mesmo tempo em que é preciso estabelecer uma identidade para a etapa, a organização dela precisa ser flexível não apenas para atender às diversidades regionais, mas ao próprio público do ensino médio. "Os estudantes do ensino médio são pessoas que só estudam, ou que trabalham, ou que estudam e trabalham. São do campo ou da cidade, são pessoas de 15 anos a 17 anos de idade, mas também mais velhas", afirmou.

Para Lima, há várias experiências de ensino médio bem sucedidas, mas elas não são organizadas de forma sistemática. O foco das novas diretrizes é dar autonomia às escolas para que possam atender às necessidades de cada público. As recomendações do CNE não tem força de lei, mas servem de orientação para a organização de escolas públicas e particulares de todo o país.

 

 

 

 

 

 

==============================================================================================================================

04/05/2011 - 15h04

Obama afirma que não vai mostrar foto de Bin Laden morto

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu não publicar as fotos que mostram o terrorista Osama bin Laden morto, segundo a rede de TV americana CBS.

Obama concedeu uma entrevista ao programa “60 Minutes”, que irá ao ar no domingo, em que explica que uma simples imagem de Bin Laden morto poderia expor as tropas americanas a um perigo desnecessário.

“O risco de publicar essas fotos é maior do que os benefícios. Os teóricos da conspiração ao redor do mundo já vão dizer que as imagens foram alteradas, de qualquer maneira. E existe o risco de inflamar a opinião pública do Oriente Médio”, explicou o presidente. 

Segundo Obama, quando a Al Qaeda publica fotos de um militar americano morto na internet a população dos Estados Unidos já reage com indignação.

“Osama bin Laden não é um troféu. Ele está morto e agora vamos continuar nosso foco na luta para acabar com a Al Qaeda”, completou.

TV teve acesso a foto

A foto do corpo de Osama bin Laden mostra o líder do grupo terrorista Al Qaeda com um grande ferimento na cabeça e com perda de massa encefálica, informou nesta quarta-feira (4) a rede de televisão americana "CBS", que teve acesso à imagem. Segundo as redes de televisão "NBC" e "CBS", o presidente dos EUA, Barack Obama, não deve publicar as fotos do corpo de Bin Laden.

Na foto, que a Casa Branca qualificou ontem como "truculenta", pode ser visto o ferimento provocado por um projétil que acertou Bin Laden acima de seu olho esquerdo.

O líder da Al Qaeda, segundo informações do governo americano, recebeu dois disparos à queima roupa ao oferecer resistência à prisão, embora estivesse desarmado, e foi atingido na cabeça e no peito.

A senadora norte-americana Kelly Ayotte afirma que viu uma foto de Bin Laden morto e confirma que se trata realmente do terrorista. 

"Vi uma imagem que um outro senador me mostrou", afirmou a republicana.

Países reforçam segurança após morte de Bin Laden

 
Foto 12 de 13 - Policial faz a segurança na porta da Embaixada dos Estados Unidos em Tóquio, no Japão, após a morte do terrorisa Osama Bin Laden durante operação militar norte-americana no Paquistão, em 1º de maio. Vários países reforçaram a segurança em pontos estratégicos para evitar represálias de grupos terroristas Mais Itsuo Inouye/AP

Veja mais

 

 

 

==============================================================================================================================

Sob chuva, fiéis fazem vigília por beatificação de Papa

 

 

Fiéis enfrentam frio romano para participar da vigília prévia à beatificação de Wojtyla. Foto: Reuters

Fiéis enfrentam frio romano para participar da vigília prévia à beatificação de Wojtyla
Foto: Reuters

 

 
Centenas de fiéis estão reunidos neste sábado no coração de Roma, o Circo Máximo, para uma vigília especial de orações e testemunhos dedicada à beatificação de João Paulo II no domingo. Apesar da chuva e do frio incomum para esta época do ano, a capital italiana foi invadida por peregrinos e turistas e enfeitada com imensos cartazes com fotos do novo beato acompanhadas de algumas de suas frases mais famosas.

"Não podia deixar de presenciar um momento histórico como este. Acabamos de chegar e o clima é incrível", disse a inglesa Patricia Wocial, de 48 anos, que chegou acompanhada de suas duas filhas. "Será uma festa da fé", escreveu o papa Bento XVI em uma mensagem divulgada este sábado pelo jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, que dá uma dimensão da importância da beatificação do pontífice polonês ao classificá-la de "evento sem precedentes nos últimos dez séculos da história da Igreja".

A beatificação de Karol Wojtyla, que liderou a Igreja de 1978 a 2005, é a mais rápida da era moderna, comparável apenas à da Madre Teresa de Calcutá, já que ocorre a apenas seis anos e 20 dias de sua morte, ocorrida em 2 de abril de 2005. A primeira vez em séculos que um pontífice proclama beato seu antecessor, será festejada pela Igreja Católica com grande pompa, com três dias dedicados à cerimônia, de 30 de abril a 2 de maio, em homenagem a um dos Papas mais carismáticos, símbolo da era global, depois de ter percorrido o planeta, realizando 104 viagens ao exterior e utilizando diversos meios de comunicação para propagar suas mensagens.

"Existe a possibilidade de que sua canonização seja realizada em breve", reconheceu neste sábado o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que contou que chegaram "de todas as partes do mundo" registros de novos milagres atribuídos a João Paulo II. Para ser santo é preciso ter intercedido em um segundo milagre, para o qual é aberto um novo processo, que em alguns casos pode levar séculos.

A freira francesa Marie Simon-Pierre, de 50 anos, cuja cura milagrosa do Mal de Parkinson abriu caminho para a beatificação do primeiro Papa eslavo da história, está entre os testemunhos que participam da vigília organizada no Circo Máximo. Estão presentes também duas figuras próximas e importantes para o longo pontificado de João Paulo II, de quase 27 anos: o espanhol Joaquín Navarro-Valls, primeiro chefe de imprensa laico da Santa Sé e o cardeal polonês Stanislaw Dziwisz, que foi por mais de 40 anos o secretário particular de Karol Wojtyla, considerado seu "filho adotivo".

Animada pelo Coro da Diocese de Roma e pela Orquestra do Conservatório de Santa Cecília acompanhados pelo coro da comunidade filipina de Roma e pelo coro Gaudium Poloniae, a vigília percorre a vida do novo beato na esplanada do Circo Máximo, antiga pista para corridas de bigas durante o Império Romano. "Também reviveremos com imagens os últimos meses do pontificado de João Paulo II, marcados pelo sofrimento", havia contado antes da realização da vigília um dos organizadores do evento, monsenhor Marco Frisina.

Devido ao mal tempo, a maioria dos peregrinos, cerca de 100 mil, se refugiou nos templos da Cidade Eterna. Oito igrejas, localizadas ao longo do trajeto (cerca de 3 km) que do Circo Máximo leva à Basílica de São Pedro - onde será celebrada a beatificação no domingo -, permanecerão abertas até o amanhecer e os fiéis poderão se confessar em vários idiomas.

Após a cerimônia solene de domingo presidida por Bento XVI na Praça São Pedro, acompanhada por 22 chefes de Estado e de Governo, o caixão de João Paulo II será exposto na Basílica para a veneração dos fiéis. Na segunda-feira, uma missa de agradecimento encerrará as celebrações em homenagem ao chamado "Papa magno".